Proprietário Obra Nova

CONCRETIZE O SEU SONHO - NOVO PROJETO DE CONSTRUÇÃO

Dar o passo de construir a sua própria casa envolve várias decisões para os proprietários. Não importa se tem um projeto de chave na mão construído para si ou se gere o projeto de construção. As decisões que toma vão determinar a forma como você e a sua família vão viver nos próximos anos. Para além destas grandes decisões, o percurso a percorrer até à casa dos seus sonhos envolve um grande investimento financeiro. Deste modo, aspetos como a integridade e a durabilidade do edifício devem estar no topo da lista de prioridades durante o planeamento da construção. No entanto, é frequente o telhado não ser a principal prioridade para os proprietários, embora seja considerado a coroa da casa e o proteja durante vários anos.
 

8 razões para escolher uma cobertura inclinada

A geometria da cobertura é decisiva para o estilo da casa. Contudo, a decisão de usar uma cobertura inclinada ou plana não deve ser feita apenas com base em considerações visuais. Muitos dos benefícios de uma cobertura inclinada dizem respeito aos seus atributos físicos e daí, óbvios.

Maior grau de proteção contra as influências climáticas
A física é simples: a água é escoada da superfície das coberturas inclinadas na direção das caleiras exteriores devido à gravidade. A água da chuva é então levada pela caleira, normalmente de metal.

A regra é que quanto mais íngreme o telhado for, mais rápido a água escoa. Posto isto, as coberturas inclinadas oferecem proteção significativamente melhor contra chuva, neve e granizo.

Maior proteção contra ventos e tempestades
Uma cobertura inclinada com telhas cerâmicas protege contra a penetração de humidade durante a exposição ao vento e mau tempo. Esta função de proteção é alcançada pelo excelente encaixe em telhas cerâmicas.
Quando combinado com sub-telha de alta qualidade, a água não atinge o interior do edifício.
Graças à proteção especialmente projetada contra o vento forte, como grampos especiais que prendem as telhas às ripas, as coberturas inclinadas têm um excelente desempenho em tempestades.

Expansão do espaço de convivência com conversão de sótão
As coberturas inclinadas oferecem espaço diretamente sob a cobertura. O espaço de convivência útil pode ser criado a partir de espaços na cobertura.
Um espaço na cobertura também pode ser desenvolvido posteriormente. As coberturas inclinadas  oferecem flexibilidade na vida e no planeamento familiar. Os espaços da cobertura são frequentemente utilizados como escritórios ou quartos para crianças e têm um encanto especial devido às pendentes no interior.

Durabilidade com baixa despesa de manutenção
Regra geral, as coberturas inclinadas têm maior durabilidade que as coberturas planas. As telhas cerâmicas têm uma expetativa de vida de mais de 50 anos. Além do mais, a UMBELINO MONTEIRO oferece garantias de 30 a 50 anos, dependendo da gama.
Os danos nas coberturas inclinadas são observados com maior rapidez e as reparações por norma são mais fáceis e baratos de realizar.
A longo prazo, a aquisição e manutenção de uma cobertura inclinada é mais económica em comparação com as coberturas planas.

Maior proteção contra o frio e o calor
Modo geral, as coberturas inclinadas têm duas camadas, o que traz benefícios de isolamento e garante um clima interno mais agradável. No inverno, um telhado bem isolado mantém o frio fora e garante que o interior permanece aconchegante e quente.
No verão, por outro lado, a construção do telhado protege contra o sobreaquecimento.
Por sua vez, as coberturas planas são geralmente uma construção de camada única.

Melhor isolamento acústico e proteção contra ruído
O design ventilado da dupla camada em combinação com um bom isolamento, oferece proteção contra a poluição sonora ambiental, como ruído de aviões e de trânsito, bem como o ruído do vento e da chuva. Em contraste com uma cobertura plana, a chuva não atinge a superfície do telhado verticalmente.
Isso resulta numa atmosfera mais calma e numa sensação mais relaxada do espaço.

Clima interior saudável graças à ventilação
As coberturas inclinadas com revestimento como telhas cerâmicas, são construídas simplesmente para que estejam abertas à difusão da água e de modo a permitir que o vapor de água que surge das atividades domésticas escape para cima.
Além disso, as telhas cerâmicas permitem uma rápida absorção da água durante a chuva, devolvendo-a de volta ao ambiente. A construção com ventilação cria um clima interior agradável e protege contra a formação de bolor e danos.

Fácil instalação de sistemas fotovoltaicos e solares
As coberturas inclinadas favorecem a instalação de sistemas de energia térmica fotovoltaica e solar para a recuperação de energia renovável em edifícios ocupados pelos proprietários.
O ângulo ideal de incidência em coberturas inclinadas garante a máxima recuperação de energia. Estes sistemas modernos também podem ser adaptados sem trabalho dispendioso com as telhas cerâmicas da UMBELINO MONTEIRO.

Geometria das coberturas

As coberturas inclinadas não são todas iguais. Além da muito utilizada cobertura de duas águas, existem outras formas de coberturas, tais como as coberturas de uma água (telheiro), cobertura de quatro águas ou a configuração de pavilhão. O telhado constitui cerca de 2 terços da estrutura do edifício e o seu estilo construtivo tem forte impacto na estrutura do edifício. No entanto, as diferentes formas de telhado variam não só em aparência, com também em termos de uso do espaço para convívio, custos e características. Para além da preferência pessoal e do estilo do edifício, as regulamentações locais para a construção de edifícios também devem ser tomadas em consideração na escolha da forma do telhado.

Mansardas

As mansardas aumentam o espaço de convívio, trazem luz a espaços com tetos inclinados e providenciam ventilação natural nos sótãos. Até as mansardas podem ser de diferentes tipos e formas, tendo impacto no aspeto da cobertura e da casa.

Materiais

O telhado protege o edifício e a alvenaria das influências ambientais e climatéricas. Deve ser resistente ao vento, à humidade, à radiação solar e a temperaturas extremas. Existem vários materiais que podem ser considerados
para cobertura. Telhas cerâmicas, soluções metálicas feitas de materiais como alumínio, cobre, zinco, ardósia ou outras pedras naturais, fibrocimento ou até mesmo telhados verdes. Contudo, a grande questão que deve ser tida em conta na escolha do material é: Será que este material em detrimento de outro consegue aguentar diversas situações durante o seu tempo de vida útil na
cobertura? De facto, nem todos os materiais são adequados para todos as localizações ou para todos os tipos de edifícios. A UMBELINO MONTEIRO possui a solução adequada a cada projeto.

Cores que inspiram

A UMBELINO MONTEIRO não se limita a oferecer simples soluções para coberturas. Na verdade, empenhamo-nos em concretizar as cores dos seus sonhos.
Com vários modelos, as telhas cerâmicas da UM podem ser utilizadas para criar uma aparência tradicional ou moderna, promovendo ainda soluções completas e customizadas que asseguram a máxima qualidade, rigor e bom gosto.

Saber mais

Que fatores que influenciam o custo da cobertura?

As novas construções de coberturas requerem cálculos cuidadosos, dependendo do design, dos materiais para a cobertura e a mão-de-obra. Afinal de contas, não existem dois telhados iguais.

São fatores relevantes a área do telhado, a quantidade de material e o isolamento, assim como a possibilidade de ajudas estatais e outros critérios.

Desta forma o planeamento de uma cobertura deve considerar e avaliar muitas questões:
  • Qual é a geometria do telhado? (as coberturas de uma água (telheiro), cobertura de duas águas, cobertura de quatro águas ou a configuração de pavilhão.)
  • Que tipo de material de cobertura foi escolhido – telhas cerâmicas de alta qualidade ou soluções metálicas de baixo custo e breve vida útil?
  • Será necessária uma produção personalizada ou será que a extensa gama de produtos UMBELINO MONTEIRO é suficiente?
  • Devem as características ambientais locais, tais como a necessidade de proteção contra a queda de neve, serem tomadas em conta?

Para além do material da cobertura, o uso de acessórios e componentes também se refletem no cálculo dos custos. Olhando atentamente, um maior investimento inicial em material pode ser rapidamente amortizado com um planeamento inteligente que também serve para manter o valor de uma nova estética.

A ter em conta: os custos efetivos de planeamento não incluem apenas o uso do material da cobertura, mas também inclui todos os aspetos inerentes à complexidade daquilo que se deseja para a forma do telhado, algo a ser discutido com a empresa que irá realizar a obra.

Projetos de Referência

Aqui pode conhecer alguns dos projetos de referência com o cunho UMBELINO MONTEIRO. 

Vídeos

As Nossas Marcas

Aqui pode conhecer as nossas marcas para o seu projeto. Deixe-se inspirar!