Centro de Media

Centro de Media

Fevereiro 02, 2024

Percentagem de Absorção de Água

Em praticamente todas as áreas da engenharia e construção civil, a água é o inimigo n.º 1.
Nas coberturas, a água é vista como o inimigo n.º 1 devido às possíveis infiltrações na cobertura e, consequentemente, no interior do edifício. Mas relativamente às telhas cerâmicas e ao contrário do que se possa pensar, estas nunca têm uma capacidade de absorção tal que passe água para o seu interior.
No entanto, sabemos que o efeito do gelo/degelo é o principal efeito de erosão/destruição e que leva ao fim do ciclo de vida deste produto. As garantias das telhas estão por isso associadas a este fenómeno.
Como tal, a principal característica de durabilidade de uma telha cerâmica a observar é a sua capacidade de absorção de água.
Quanto menor for a percentagem de absorção de água de uma telha cerâmica, maior a sua durabilidade. Menor absorção de água corresponde a menor efeito destrutivo do gelo/degelo sobre as telhas cerâmicas.
Podemos calcular e comparar de forma simples as diversas telhas, pesando-as a seco (sabendo que estão 100% secas) e pesando-as novamente molhadas, depois de estarem submersas em água durante 48h ou mais. A diferença de peso da telha seca e molhada, dará em percentagem, um bom indicador se estamos perante um produto que terá uma durabilidade razoável, boa ou muito boa.
A título de exemplo, uma telha de boa qualidade terá 5 a 6 % de absorção (normalmente com garantias associadas de 25-35 anos).
Existem ainda telhas com melhor durabilidade, onde as melhores podem ter 2 a 3% de absorção. Estas são as verdadeiras telhas “topo-de-gama” de mercado, ou “premium” conforme lhe queiram chamar (e geralmente têm por isso garantias associadas de 50 anos).

Projetos de Referência

Aqui pode conhecer alguns dos projetos de referência com o cunho UMBELINO MONTEIRO. 

As Nossas Marcas

Aqui pode conhecer as nossas marcas para o seu projeto. Deixe-se inspirar!