Centro de Media

Centro de Media

Setembro 01, 2023

Impermeabilização abaixo das telhas cerâmicas?

É normal associar a aplicação das telhas cerâmicas à proteção e impermeabilização dos edifícios. Quando se opta por executar um telhado com forte inclinação, como é usual na Europa central/norte, esta é uma realidade. Afinal, é a sua principal função e foi para isso que foram desenvolvidas desde o tempo dos Gregos e Romanos.
Em Portugal, onde se aplicam telhas cerâmicas com inclinações mais baixas, com as recentes mudanças climáticas e consequente severidade das chuvas a aumentar inverno após inverno, a questão que se levanta é a de saber se devíamos prever sempre a aplicação de uma subtelha do tipo membrana impermeável respirável, abaixo das telhas cerâmicas, criando uma redundância na impermeabilização da cobertura do edifício. Esta é uma segurança adicional para dias de temporais, quando existe o perigo de alguma telha se desencaixar ou ficar danificada e só se detetar depois dos estragos estarem feitos.
Em vários países da europa a aplicação de subtelhas já é prática comum, onde as coberturas até são executadas com inclinações consideráveis e o risco de infiltração é baixo, mas nos telhados portugueses com inclinações médias a rondar os 20 graus e muitas vezes abaixo ou no limite das inclinações minimais recomendadas, ficamos no fio da navalha. Nos dias em que chove muito tocado a vento existe o real perigo de entrarem uns pingos de água que, esperemos com sorte, se vão evaporando devido às nossas temperaturas ditas amenas.

Projetos de Referência

Aqui pode conhecer alguns dos projetos de referência com o cunho UMBELINO MONTEIRO. 

As Nossas Marcas

Aqui pode conhecer as nossas marcas para o seu projeto. Deixe-se inspirar!