Centro de Media

Centro de Media

Novembro 01, 2023

Durabilidade das telhas cerâmicas

As telhas cerâmicas têm associadas a si uma imagem de grande durabilidade e os fabricantes têm associado a estas, garantias com prazos bastante dilatados no tempo.
Falamos de garantias de várias décadas (30, 35, 40, 50 e até 75 anos ou mais), apesar de ainda haver modelos de telhas, no mercado português, com uma qualidade modesta, sem qualquer garantia ou com uma pequena garantia associada.
As garantias nas telhas cerâmicas, além de cobrirem os normais defeitos de fabrico que são visíveis pelo cliente, dizem ainda respeito a um fator em particular que é de relevante importância: a resistência ao gelo.
Sabe-se que o efeito do gelo-degelo, num material de revestimento exterior que está constantemente sujeito a estas intempéries da natureza, é capaz de levar à rutura da telha cerâmica.
O efeito dos constantes ciclos de gelo-degelo, congelando e descongelando as telhas parcial ou totalmente, pode levar à sua quebra e a infiltrações na cobertura.

Então quais os fatores que mais influenciam a durabilidade das telhas cerâmicas?
  • O tipo de argilas usadas, as suas características, bem como o processo de cozedura são os principais fatores que determinam a durabilidade das telhas e está associado à sua durabilidade bem como às suas respetivas garantias de pequena, média ou grande extensão.
  • Telhas com mais de 6% de absorção de água são geralmente desprovidas de garantia ou no máximo com garantias de 10 a 15 anos.
  • Telhas com taxas de absorção de água entre 5,5% e 6% têm normalmente garantias associadas de 30 a 40 anos.
  • Telhas com taxas de absorção abaixo de 5% até 2% têm usualmente garantias de 40 a 50 anos associadas.
  • Existem ainda algumas peças cerâmicas para telhados, mais pequenas e finas, com taxas de absorção de 1% com garantias de 75 anos.
 
Isto para explicar que a percentagem de absorção de água de uma peça cerâmica está diretamente relacionada com a sua durabilidade, sendo tanto maior a sua resistência ao gelo quanto menor for a sua capacidade de absorção de água.
Uma maneira simples de sabermos a absorção de água de uma telha é a de pesar esta quando seca e depois mergulhar a mesma em água durante 48 horas (num bidão de obra, p.e.), retirando-a após este período e pesando-a novamente. A diferença de peso será, em taxa, a sua capacidade de absorção de água.
Quanto maior for a diferença entre o peso inicial (a seco) e final (molhada), pior a sua durabilidade.

Durabilidade ou resistência mecânica

Muitas vezes a resistência mecânica de uma telha está associada à sua durabilidade, mas nem sempre se pode fazer esta correlação.
A durabilidade das telhas não está diretamente relacionada com a sua resistência mecânica e não é o formato da telha, a sua espessura ou o seu acabamento que define a sua durabilidade.
Uma telha de aba e cano é mais resistente ao caminharmos sobre a mesma do que sobre uma telha plana, mas esta característica não influencia a sua durabilidade, nem a sua garantia será maior por isso.
Tal como a espessura mais fina de uma telha canudo não será razão para durar menos anos que uma telha lusa com maior espessura, mas fabricada com argilas e processos de fabrico considerados inferiores.
Os acabamentos, tal como falado noutro artigo, também não garantem mais durabilidade apesar de o senso comum nos dizer que “as telhas vidradas duram mais anos”.
A sua manutenção será menor, sem dúvida, e após serem lavadas mantêm o aspeto de novas, mas a sua durabilidade será a mesma de uma telha não vidrada e é por isso que partilham a mesma garantia.
 

Projetos de Referência

Aqui pode conhecer alguns dos projetos de referência com o cunho UMBELINO MONTEIRO. 

As Nossas Marcas

Aqui pode conhecer as nossas marcas para o seu projeto. Deixe-se inspirar!