Centro de Media

Centro de Media

Agosto 01, 2023

A aplicação a seco das telhas na execução de coberturas inclinadas

Em muitos países é prática comum a execução de telhados a seco. Já não se pensa como sendo a melhor solução, mas como sendo a única solução. Em Portugal continua a existir uma forte tradição no uso de argamassas tanto na construção em geral, como na execução dos telhados.
Há países como o Japão, onde vemos uma cultura quase obsessiva pela execução de estruturas de madeira com sistemas de fixação também integralmente em madeira para não se aplicar fixações metálicas, parafusos, grampos ou mesmo colas, quanto mais argamassas.
Estamos, portanto, no espectro oposto, preferindo quase sempre colagens com recurso a argamassas, argamassas estas quase sempre à base de cimento com retrações consideráveis e que não dão hipóteses de um material cerâmico as acompanhar, podendo haver o risco de infiltrações por fissuras nas argamassas e de descolarem.
Além deste problema, as argamassas transmitem humidades que vão sendo absorvidas em dias de chuva pelas telhas, comprometendo a sua durabilidade, e também não permitem uma ventilação ideal no telhado.
Os fabricantes de telhas, tentando ajustar-se à realidade portuguesa, vão aconselhando evitar o uso das argamassas, através da aplicação de componentes metálicos, parafusos, grampos e telas, recorrendo a colas, plasticinas ou, em último recurso, usando argamassas à base de cal hidráulica ou outras argamassas prontas com características hidrófugas, para minimizar possíveis patologias no futuro.
Na execução de um telhado com argamassas é também preciso ter em atenção que será mais difícil destelhar e voltar a aplicar as mesmas telhas ou outras novas e é preciso muito cuidado para não acabar por ser um trabalho mais sujo com detritos difíceis de remover.
Aos poucos, começa a ver-se uma tímida, mas positiva alteração no panorama nacional da construção civil e a realidade do uso de componentes para executar telhados a seco, de forma a privilegiar um trabalho mais limpo e com menos patologias, parece estar a aumentar e ter vindo para ficar.
 

Projetos de Referência

Aqui pode conhecer alguns dos projetos de referência com o cunho UMBELINO MONTEIRO. 

As Nossas Marcas

Aqui pode conhecer as nossas marcas para o seu projeto. Deixe-se inspirar!