Centro de Media

Centro de Media

Agosto 30, 2024

Coberturas (e fachadas) ventiladas com telhas cerâmicas

Uma cobertura cerâmica ventilada permite a circulação do ar livremente por toda a sua caixa de ar, através de canais verticais sob as telhas (efeito de chaminé). Para tal, é necessária a execução de uma malha cruzada, com ripas horizontais assentes e elevadas sobre contra-ripas verticais, deixando entradas de ar nas zonas mais baixas da cobertura (telhas ventiladoras e/ou beirado ventilado) e saídas de ar nos pontos mais altos, com telhas ventiladoras próximas da cumeeira (a cumeeira ventilada, por si só, não é suficiente).

Este sistema é semelhante a um sistema construtivo bem mais conhecido pelas suas vantagens térmicas em edifícios: as fachadas ventiladas. Pode até ser mais fácil imaginar as coberturas ventiladas como fachadas ventiladas inclinadas (não totalmente verticais).

É possível, inclusive, executar um revestimento cerâmico ventilado integral em toda a envolvente do edifício, composto por cobertura e fachadas ventiladas - isolamento térmico pelo exterior + caixa de ar ventilada + revestimento cerâmico exterior, com as mesmas camadas em todo o edifício. O que vulgarmente se chama de “envelope” do edifício pode e deve incluir as coberturas, além das fachadas.

Uma cobertura ventilada é uma solução térmica mais eficiente, que evita condensações no interior da cobertura, aumentando a sua durabilidade, reduzindo o aparecimento de verdetes, líquenes e musgos, e diminuindo a frequência de limpeza da sua superfície.

Melhoria da eficiência energética
Em Portugal, um dos principais benefícios de um telhado totalmente ventilado é a redução da temperatura interior da casa. A ventilação permite que o ar quente suba e escape, sendo substituído por ar fresco, o que reduz a temperatura ambiente. Este sistema é especialmente importante em dias quentes, quando a temperatura interior pode atingir níveis desconfortáveis.
Com o telhado ventilado, a temperatura interior diminui, e o sistema de arrefecimento não precisa de ser tão solicitado para manter a temperatura desejada, resultando em poupanças significativas de energia.

Redução da humidade e gelo-degelo
Um telhado ventilado seca mais rapidamente. Além de ajudar a diminuir a humidade na caixa de ar do telhado e o aparecimento de líquenes e verdetes à superfície, a ventilação também contribui para a redução da ação do gelo sobre as telhas, melhorando o aspeto e a durabilidade do telhado. Isto é particularmente importante em regiões com altos níveis de humidade e gelo, sendo este último uma das principais causas de degradação das telhas cerâmicas.
 

Projetos de Referência

Aqui pode conhecer alguns dos projetos de referência com o cunho UMBELINO MONTEIRO. 

As Nossas Marcas

Aqui pode conhecer as nossas marcas para o seu projeto. Deixe-se inspirar!